terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fogo destrói 110 hectares de parque estadual em Valença

Do site G1
Incêndio pode ter sido causado por fazendeiros da região. Quarenta homens combatem as chamas.

O Corpo de Bombeiros combate na tarde desta terça-feira (16) um incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, na região Sul Fluminense, que devastou mais de 110 hectares (algo como 110 campos de futebol) de mata e pasto, de acordo com as estimativas do Instituto Estadual de Florestas. O fogo está sendo combatido por cerca de 40 homens do IEF e dos bombeiros, com apoio de funcionários do Campo Experimental Santa Mônica, da Embrapa.

Nesta quarta-feira (17) técnicos do IEF e um perito do Instituto Carlos Éboli vão vistoriar a região para verificar se a origem do incêndio ocorreu em fazendas da região. Segundo o IEF, há fazendeiros que recorrem às queimadas para renovação de pasto, mesmo no período de estiagem, o que aumenta os riscos do fogo se alastrar e atingir áreas protegidas. As primeiras estimativas indicam que outras áreas atingidas no entorno do parque podem totalizar outros 100 hectares.

“A destruição de um dos últimos remanescentes expressivos de Mata Atlântica na região do Médio Paraíba é um fato absolutamente lamentável, mas identificaremos os autores deste crime ambiental para que sejam responsabilizados cível e criminalmente” afirmou o presidente do IEF, André Ilha.

O Parque da Serra da Concórdia, com 804 hectares, foi criado em 2002 para a proteção de remanescentes de Mata Atlântica que se regeneraram após a devastação causada pelo cultivo de café e abertura de pastagens no Vale do Paraíba.

Nenhum comentário: