sábado, 23 de fevereiro de 2008

Será?

Promessa de fim de déficit de professor até março.

* Quem garante é a nova secretária de Educação, que admitiu ainda não saber quantos alunos estão sem aula. Segundo sindicato, são 100 mil.

Carol Medeiros

Rio - “Eu acredito que até o fim deste mês nós vamos zerar o déficit de professores na rede estadual. Estou otimista que em março já teremos todos os alunos em sala de aula”. A promessa é da nova secretária estadual de Educação, Tereza Porto, que assumiu terça-feira.

Em entrevista coletiva ontem, ela se disse otimista em relação à carência de docentes, o calcanhar-de-Aquiles da gestão do governador Sérgio Cabral. Mesmo afirmando que o setor é uma de suas prioridades, ele ainda não acabou com a crise, que chegou a deixar 400 mil alunos ociosos no ano passado. Hoje, 100 mil estudantes ainda encaram esse problema, em São Gonçalo e na Baixada, segundo estimativa do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).

Tereza reconheceu não saber quantos estão sem aula neste início de ano letivo, nem quantos ficaram sem reposição das lições perdidas em 2007. Também não garantiu aumento de salários aos professores, apesar de reconhecer que “uma educação de qualidade é feita de salários dignos”.

"Não é uma decisão da secretaria, e sim do governo. Não podemos nos comprometer com aumento sem avaliar a situação financeira do estado”, explicou, negando existir má vontade política em solucionar o problema, conforme afirmou Nelson Maculan ao deixar o cargo. No dia da sua exoneração, o ex-secretário não conseguiu homologar a convocação dos 3.948 concursados. A alegação era de que havia erros na lista enviada pela Fesp (Fundação Escola de Serviço Público) e recursos pendentes. Mas no dia seguinte, na posse de Tereza, os aprovados foram chamados.

Treinamento a distância

Tereza garantiu que já no fim de março os profissionais de Educação começam a participar de cursos de qualificação. Na segunda-feira, os 31 mil laptops comprados pelo governo começam a ser distribuídos aos mestres de Ensino Médio.

Com os computadores virá um DVD de treinamento com 4 cursos a distância: Informática Básica, para aprender a usar o equipamento; Aplicativos, com editores de texto e planilhas; Navegando na Web, sobre pesquisas em Educação; e Transformando a Tecnologia, com dicas para usá-la como ferramenta pedagógica.

Numa segunda fase do projeto, que custou R$ 54 milhões aos cofres públicos, os notebooks serão enviados aos 6.400 novos professores que estão sendo chamados, aos 10 mil docentes do Ensino Fundamental e aos 1.600 diretores de escolas.

Sabatina na Alerj

Na quarta-feira, a secretária participa de Audiência Pública da Comissão de Educação, na Alerj. Tereza Porto será questionada sobre as condições precárias de várias unidades educacionais, verificadas em visita feita ontem pelo presidente da Comissão, o deputado Comte Bittencourt (PPS), a colégios de São Gonçalo e Niterói.

* Retirado do saite do jornal O Dia em 23/02/08

Nenhum comentário: