sábado, 14 de junho de 2008

MEC supervisiona Medicina de Valença

Por baixo rendimento no Enade, o curso de medicina do Centro de Ensino Superior de Valença será supervisionado pelo MEC


O curso de medicina do Centro de Ensino Superior de Valença ficou com conceito 2 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Por esse motivo, segundo anúncio do Ministro da Educação, Fernando Haddad, veiculado na imprensa no dia 29 de abril, todas as instituições cujos cursos de medicina apresentaram resultados insatisfatórios nos processos avaliativos terão de oferecer diagnóstico sobre o desempenho, com medidas para sanar as deficiências identificadas.

O diagnóstico deve abordar a organização didático-pedagógica; a integração do curso com os sistemas local e regional de saúde; o perfil do quadro discente; a oferta de vagas nos processos seletivos de 2008, com especificação daquelas ocupadas nos referidos processos e o número de concluintes em 2007; o perfil do quadro docente, incluindo titulação e regime de trabalho, composição e atuação do núcleo docente estruturante, colegiado e coordenação de curso; a infra-estrutura, com identificação das condições de oferta das disciplinas de práticas médicas, em especial o estágio curricular, condições da biblioteca e produção científica.

O que pode acontecer
A FAA já recebeu o relatório do MEC e está preparando um documento para propor as medidas a serem tomadas pela Faculdade de Medicina de Valença, com a proposição de melhorar o curso nos quesitos em que a avaliação detectou como frágeis.

Caso a Secretaria de Educação Superior(SESu/MEC) considere as medidas apresentadas suficientes para corrigir as deficiências, poderá celebrar termo de saneamento com a instituição de ensino. Porém, se esta discordar do diagnóstico sobre os problemas identificados pela avaliação, o MEC poderá realizar visita ao curso e instaurar processo administrativo para aplicação de penalidades.

As sanções incluem desativação de cursos e habilitações, suspensão temporária de prerrogativas de autonomia e da abertura de processo seletivo de cursos de graduação ou cassação do reconhecimento de curso.

Na lista das Instituições de Ensino Superior que terão o curso de medicina avaliadas pelo MEC estão, além do Centro de Ensino Superior de Valença, o Centro Universitário de Volta Redonda, a Universidade Severino Sombra, de Vassouras e mais 14 entidades. No total foram avaliados 103 cursos em instituições públicas e privadas.

Nenhum comentário: