quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Plataforma de políticas de juventude

Uns dias atrás, postei o que o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro organizou e está organizando em relação às eleições municipais na capital carioca. Eles realizaram um Encontro de Galeras e discutiram, junto aos jovens, políticas públicas de juventeudes que deveriam ser pensadas pelos candidatos. Mais do que isso, eles fariam um encontro com os candidatos e estes poderiam se comprometer ou não com as propostas dos jovens.

Iniciativa louvável, que elogiei, e terminei a postagem afirmando que faltava algo assim em Valença. Um anônimo (temos vários), perguntou então porquê não fizemos. A pergunta pode ter sido mesmo simplória, e ele apenas perguntou porque não fizemos, já que tivemos acesso a essa discussão, etc.

Minha resposta, talvez não muito ‘carinhosa’, era que nos faltavam pernas para realizar evento desse porte em Valença. Talvez tenha sido uma resposta meio grosseira, e por não saber qual a intenção do anônimo com sua pergunta, fiquei me sentindo um pouco ignorante.

A resposta continua a mesma, faltam-nos pessoas que colaborem, que estejam em Valença e tenham disposição e tempo para realizar esse tipo de trabalho. Minha ‘irritação’ em relação à pergunta é que fica parecendo que nós temos obrigação de fazer esse tipo de coisa, como se não fosse algo que deveria ser feito por qualquer pessoa.

O anônimo mesmo poderia ter tomado a iniciativa e feito algo desse tipo. Por que ele não fez? Por que nem ele nem ninguém em Valença fez? Porque tem que existir um grupo disposto a fazer isso. E Valença está carente de mobilização política (estou falando de política como algo amplo, não disputa eleitoral ou partidária).

Bom, o que aconteceu é que, em conversar com o pessoal do Fórum de Juventudes do Rio, vamos fazer uma adaptação do documento para apresentar aos candidatos de Valença nas próximas eleições e possibilitar que eles se comprometam. Não vai ser um processo tão forte como o realizado no Rio, em que os jovens tiveram participação direta. Vamos adaptar um documento produzido por jovens de outra cidade. Mas não deixa de ter importância.

A plataforma de políticas públicas vai ser apresentada aos candidatos no debate que vai ser realizado pelo SEPE em parceria com o Valença em Questão, com data a ser definida em breve.

Nenhum comentário: