quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cara, cadê o meu salário?

Recebemos um comentário no blog reclamando da falta de pagamento do décimo terceiro salário por parte da prefeitura de Valença. O autor do comentário questionou a ausência de uma postagem sobre tal tema no Valença em Questão. Vamos tentar atenuar problema.

Foi em agosto do ano passado que conversava com um amigo, já bem experiente no funcionamento da máquina pública, sobre os acontecimentos de uma não vitória do prefeito Fábio Vieira nas eleições. Como éramos ambos contratados, o teor da conversa não era nada reconfortante. Falta de merenda nas escolas, atraso nos pagamentos, não recebimento do décimo terceiro. Tudo era possível caso o prefeito não fosse re-eleito.

De agosto à Dezembro o meu salário atrasou todos os meses, atrasava 7 dias, depois passou pra 14. A merenda foi caindo a qualidade pra não dizer que não tinha, afinal, sempre dá pra colocar 1 litro de água a mais no feijão e a sopa sempre foi nutritiva... Qualquer critica é intriga da oposição.

E então, o que podemos esperar de uma administração que não paga salários? Hoje, sete de Janeiro e não recebi o décimo terceiro salário que, legalmente, deveria ter sido pago até o dia 20 de dezembro. Assim como o autor do comentário, estamos todos impressionados com a falta de responsabilidade da gestão. No entanto não podemos cair, enquanto sociedade, num erro muito comum e muito bem utilizados pela politicagem: a culpabilidade de um só.

Aconteceram todos os problemas, todas as safadezas e o culpado é apenas o prefeito. Como o mesmo fala publicamente que não gosta da vida política, o problema, para quem acredita que o Senhor Fábio Vieira é o único culpado, está solucionado. Falar disso é coisa do passado, afinal todos sabemos que em ano eleitoral vale tudo, não é?

Quem acompanha minhas contribuições ao blog sabe que defendo a interpretação que existe em nossa cidade um aglomerado de famílias que se enriqueceram utilizando-se da máquina pública. Para tais famílias, a manutenção no poder é o fim último. Eles apóiam aqueles que ganham a eleição. È muito comum a gente considerar isso como algo desonesto: “olha, aquela família estava junto de um agora está com o outro”. Nada pessoal, apenas sobrevivência...

Contra a culpabilidade do prefeito, eu proponho a culpabilidade da administração. Vamos olhar para os cargos comissionados, os secretários, ninguém sabe de nada? Ninguém viu nada?

A revolta do comentarista é compartilhada pelo autor da postagem. A lição que eu posso tirar disso é radical: não voto mais em nenhum membro que participou da administração que não pagou salários. Pode-se passar 10, 15, 20 anos. Ou então quando surgirem os cabos eleitorais falando que o governo não foi “tão ruim”. Sempre haverá um historiador para lembrar o que as pessoas esqueceram. Hobsbawm, essa é pra você! Estaria eu sendo injusto? Com a palavra os leitores.


Nenhum comentário: