sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Esclarecimentos

É muito triste perceber que muitos anônimos estão postando com o objetivo de ver o "circo pegar fogo". Deveríamos estar discutindo o problema da água, da luz, da falta de salários... No entanto escolhemos o espaço dos comentários para fazer uma disputa entre os partidários do Valença em Questão e os que são contra o Valença em Questão.

Na minha condição de participante do Jornal eu pergunto: “Como é possível demonstrar tamanha ojeriza perante um jornal que quase não se sustenta financeiramente?” Acredito que haja um interesse material em tentar desacreditar o Jornal frente à opinião pública valenciana. É interessante notar que a chuva de comentários surgiu depois que divulgamos a reportagem do Jornal “O Globo” intitulada: “PF indicia José Nader e José Graciosa conselheiros do TCE-RJ”. E a outra notícia: “Sócio do Picciani no mercado de gado domina venda de produtos de informática ao estado”.

Parto do pressuposto de que tanto o nome “Graciosa” como o nome “Picciani” tem uma relação bastante “orgânica” em nossa cidade. Engraçado observar que nossos anônimos não fizeram nenhum comentário sobre os assuntos. Estranho como tanta gente bem intencionada tenha deixado de colocar a sua opinião numa notícia deveras interessante.

Contudo, existe um tema onde os anônimos fazem jus ao título de “cães de guarda”: quando atacam os colaboradores do Valença em Questão. Os ataques são os mais diversos: temos as postagens de xingamento, de difamação, de ódio de classe, racismo. Dessa forma, estabelecermos que tais postagens deveriam ser moderadas pois não criamos um blog para propagarmos o preconceito de outros e nem os nossos.

De um tempo pra cá estamos recebendo postagens sobre os feitos de nossos familiares (pai/mãe/irmão/avô/ bisavô) no sentido de nos “impressionar” em relação às nossas postagens. O objetivo é simples: vamos bater no lugar que machuca. O debate saiu do campo das idéias e entrou na vida privada de cada um. Como sabem que não existe nenhum ser perfeito no Valença em Questão, os cães de guarda tentam “demonstrar isso ao resto da população valenciana”.

Observar a vida privada de cada um, no jargão, fazer fofoca é uma das características de nossa sociedade. Nem preciso dizer como o Big Brother Brasil faz sucesso. No entanto, num debate de idéias, tal característica é facilmente neutralizada por dois argumentos: o primeiro é que como somos todos seres humanos, todos somos passíveis de erro. Desacreditar uma pessoa por um erro que tenha cometido em sua vida privada é tão sem sentido que não consigo acreditar que pessoas continuem utilizando tal estratégia. Atire a primeira pedra quem acreditar que não tem erros; o segundo ponto se relaciona com o vício de identificar uma pessoa através das ações de um familiar seu. Exemplo: eu sou responsável pelas atitudes e pensamentos do meu Pai. É claro que não. Eu possuo opiniões, perspectivas diferentes das do meu pai ou de qualquer outro familiar. O que os cães de guarda estão propondo é uma volta à Idade Média onde o indivíduo era determinado pela sua família. Os cães de guarda são anacrônicos.

Penso que fiz os devidos esclarecimentos aos nossos leitores sobre o fato da moderação dos comentários.
Abraços

20 comentários:

Leandro Ferreira de Carvalho disse...

Gostaria de apoiar fortemente este Blog de Valença e dizer que também passo pelos mesmos problemas do "anônimos" em meu blog:

http://fiscalizabrasil.blogspot.com

Tenho feito um trabalho voluntário de Fiscalização do Dinheiro Público em Eng. Paulo de Frontin e muitos dos comentários "contrários" são sempre "anônimos", ou seja, não colocam a "cara" porque provavelmente estão "mamando na vaca" do Dinheiro Público.

Sigam em frente porque a verdade sempre vai predominar no final!!!

Abraços,

Leandro Carvalho

Anônimo disse...

Oi Sanger

Mesmo antes de me habilitar a poder inserir comentários aqui, leio, há muito tempo, suas considerações, neste blog. Penso estar correto nosso amigo Leandro. É isso - é seguir em frente pois o objetivo é o melhor que possa ter. Como vaticina o I Ching, ao final, se os propósitos são bons,sempre haverá boa fortuna, aquino sentido de sorte, de sucesso. É isso, repito: é seguir em frente. Abraços, Marilda.

Sanger/Regnas disse...

Olá Marilda!!!
Obrigado pela leitura. Saiba que tenho muito respeito e carinho por você, desde os tempos dos "Amigos da biblioteca"!!!
Vamo que vamo!!!
Abração!!!

Anônimo disse...

Quem não tem argumento apela para a insanidade do "disse me disse".

Anônimo disse...

olá sanger
sempre acompanho os debates do vq, pois aCho de suma importancia p o crescimento de nossa sociedade
talvez por ter dedicado td minha vida ao magisterio
nunca postei comentario, pois a pesar de cientista politica, acho q minha posição nao é assim tao relevante
ao abrir o blog agora, fiquei pasma c o esclarecimento
deprimente a aparição dos anonimos
porem, achei tipo " joguei a toalha" por parte do vq
desculpe, mas é minha opiniao

respeitosamente


alcina
professora aposentada

Anônimo disse...

'joguei a tolha'? pq, 'alcina'?

Anônimo disse...

Estou acompanhando o imbróglio do caso da Perda dos seis pontos do Time do Vasco da Gama no Campeonato de Futebol do Rio de Janeiro. Punição justa, afinal o Vasco da Gama escalou o jogador Jeferson de forma irregular, o que restou comprovado nos tribunais esportivos.
Hoje, passando os olhos no Diário Lance, li um comentário do goleiro vascaino Thiago. Dizia ele que fizeram "isso" com o Vasco porque os outros times têm medo de enfrentar o Vasco da Gama.
Bem lembrei de vocês, sabiam?

PS: Sanger, eu não li em lugar nenhum deste blogue alguém atacando o comportamento dos integrantes ou familiares do Valença em Questão. Você tá mentindo ou continuam surtados como esse jogador do Vasco da Gama?

Bruno Olivieira

Anônimo disse...

Amigos do VQ!
Mas por falta de tempo, do que de vontade, que não posto nenhum comentário no blog. Mas tenho acompanhado o desempenho do blog e do jornal e quero parabenizá-los pela atuação.
Sou também de um veículo de comunicação, o Jornal Local, e considero que nossa atuação, apesar de diferenciada, tenha o mesmo objetivo: a análise crítica da cidade, visando o seu crescimento.
Vossa luta é difícil e por isso, vos felicito pela persistência e pelo desejo de continuar contribuindo, mesmo frente às adversidades, para exorcisar "demônios" tradicionais, como a corrupção, o burocracia, a politicagem, etc.
Que a luta continue! Lembrem o que disse o apóstolo Paulo: combati o bom combate! E vocês são bons guerreiros.
Um abraço!
Paulo Henrique Nobre

Anônimo disse...

porque estao amedrontados com os tais caes de guarda a que se referem


alcina

Vitor Castro disse...

Bruno, recomendo que leia a postagem para que possa entender do que se trata.

Alcina, amedrontados? Não vi nada desse tipo no texto. Eu, particularmente, sinto-me estimulado.

Paulo, obrigado pelo apoio.

abs.

Anônimo disse...

Cãpilo,


Achas que eu não li a postagem?
Volto a perguntar: onde está, ou estão, as postagens ou comentários, que atacam os familiares, ou seus comportamentos, e que ataquem os integrantes do VQ, ou seus comportamentos?
Devias saber que discordar não significa ataque.
Pode ser que tenhas moderado esses ataques e ninguém leu ou eles nem mesmo tenham existido.

E o Carnaval será excelente.

Bruno Olivieira

Vitor Castro disse...

Bruno, como está descrito no texto que você diz que leu, os comentários foram moderados.

Não se tratam - os comentários - de discordância. As discordâncias estão aqui, sempre bem-vindas.

Outra coisa é que gosto dos ataques. Eles estimulam e mostram que estamos caminhando na direção correta.

abs.

Anônimo disse...

Capilo,

Volto a perguntar: onde está, ou estão, as postagens ou comentários, que atacam os familiares, ou seus comportamentos, e que ataquem os integrantes do VQ, ou seus comportamentos?

Você não respondeu, porque é um grande mentiroso

O Carnaval tá fodástico.


Bruno Olivieira

Vitor Castro disse...

Bruno, você é bobo mas não é burro.

Repito: Bruno, como está descrito no texto, que você diz que leu, os comentários foram moderados.

abs. carnavalescos.

Anônimo disse...

Capilo,

Quer dizer que só vocês leram estes comentários? Só vocês tiveram acesso aos comentários que atacavam vocês? E mesmo assim vocês escrevem um longo texto, e este texto vocês nos permitem ler, sobre esses ataques/comentários que só vocês leram?

Você quer mesmo que acreditemos que vocês foram atacados?

Como já disse outras vezes, vocês estão doentes, estão acreditando na imaginação de vocês, e por isso desenvolveram essa síndrome persecutória.

Minha comparação do goleiro do Vasco da Gama com vocês foi certíssima.

Inventaram um monte mentiras para se fazerem de heróis perseguidos, como se estivessem abalando o sistema e devessem ser eliminados. Daqui a pouco chamarão os "direitos humanos".

Como disse da outra vez, ninguém censurou vocês e vocês insistiram nesta falácia e agora inventam essa. Agem como aqueles mentirosos que dizem terem pescado um peixe enorme, mas que ninguém viu, mas eles pescaram. Igual os comentários que vocês "moderaram".

Em Tempo: O Sanger teve acesso aos cometários antes de serem "moderados" ou você apenas disse a ele que os cometários existiram?

Carnaval 2009, muito melhor que a encomenda!

Bruno Olivieira

Sanger/Regnas disse...

Você não desiste Bruno? Todos os membros do Valença em Questão leram os comentários/xingamentos de alguns anônimos.
Você mesmo já se aventurou nos comentários ao chamarmo-nos de "viadinhos".
Você acha realmente que está convencendo alguém com esse tipo de argumento?
Se liga rapaz! Se você quiser mostrar "a verdade por detrás do Valença em Questão" fique a vontade, mas... lembre-se disso, obtenha PROVAS!
A sua opinião no blog, infelizmente, não agrega sentido em nada.
Passe bem

Anônimo disse...

Sanger,

Não há preocupação em mostrar a verdade por tras do VQ. Eu apenas tento fazer com que despertem desta infantilidade em que estão mergulhados.
Acordem para a realidade livrem-se destes comportamentos neuróticos é só isso que aconselho.

O Carnaval tá bom demais e Elymar Santos é Rei!

Bruno Olivieira

Leandro Ferreira de Carvalho disse...

Amigos do VQ,

É este tipo de "conversinha fiada" que "eles" gostam de introduzir nos Blogs que fazem alguma crítica construtiva e não a crítica pela crítica.

Minha recomendação para os que não concordam com nada e não aceitam outras opiniões:

1 - criem um blog só para vocês.

2 - parem de ler as "mentiras" que vocês acham neste blog.

3 - utilizem uma identificação verdadeira, é tão simples de criar. Ser anônimo a vida toda deve ser ótimo...

Abraços,

Leandro Carvalho

Anônimo disse...

Concordo com o bruno oliveira ( sei lá se é isso).
Infantilidade, um monte de babacas que ficam na frente de um pc, achando que tem força p´ra atacar alguem.
eu, como muitos, estou sempre de olho no vq pq acho inteligente, mas ultimamente acho panfletário demais.
e o tal do leandro carvalho???
que falta de serviço, né?!
rsrs

Luciana Monteiro de Sá.
Funcionária pública, cidadã valenciana!

Leandro Ferreira de Carvalho disse...

é...

Agora gostei, se estou incomodando é bom sinal...

E o VQ? Tá panfletário??? Essa foi boa, a verdade doi né funcionária?

Aguardem novas notícias no Jornal O Globo sobre nossa região...

Abraços,

Leandro Carvalho
http://fiscalizabrasil.blogspot.com