quinta-feira, 16 de julho de 2009

Previdência da PMV: o Fundo sem Fundos!




REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA

DOS SERVIDORES DA P.M.V.


FUNDO SEM FUNDO NÃO É FUNDO



* Direção do SEPE de Valença


O Prefeito enviou e os Vereadores aprovaram em 15/4/2009 o Projeto de Lei n° 01 que institui o Regime Próprio da Previdência Social (RPPS) para os servidores municipais. E do jeito que a coisa anda, a máxima histórica do "velho" Marx permanece viva: a história se repete mais uma vez e a farsa vira tragédia para quem trabalha honestamente e não mama nas tetas dos cargos comissionados, tão em moda na administração pública de Valença/RJ e como foi no escândalo criminoso do IPREVALE em 2002.


Posteriormente à aprovação do projeto, a Prefeitura encomendou um cálculo atuarial para dar sustentabilidade à proposta de RPPS. O SEPE teve acesso a esse estudo - que excluí aposentados e inativos – e foi elaborado pela Confederação Nacional de Prefeitos, tendo como data base 31/12/2008, exercício 2009.


É DEVER DE UM SINDICATO SÉRIO E AUTÔNOMO INFORMAR QUE:


1) a Confederação Nacional de Prefeitos defende, única e exclusivamente, os interesses dos prefeitos e de suas administrações e não os interesses dos servidores públicos, fato.


2) o Projeto de Regime Próprio aprovado pela Câmara expurga todos(as) servidores(as) que irão se aposentar nos próximos 05 (cinco) anos, não garantindo a nenhum destes a paridade salarial com os ativos, nem a integralidade dos vencimentos, nem auxílio-doença por invalidez, nem pensão e/ou outros os benéficos em geral.


O mais grave é que isso tudo foi com total omissão da Câmara de Vereadores, que aprovou esta lei com somente dois votos contra. Tudo foi realizado de forma urgente, obscura e sem a participação dos principais interessados e antes mesmo da realização do cálculo atuarial. Foram ingênuos ou mal-intencionados os nossos vereadores?!?


VEREADORES E SINDICATO PELEGO DÃO GOLPE NOS TRABALHADORES


Em conluio com o SINDSERV, um pseudo-sindicato que não organiza os servidores municipais, que vive nos corredores da PMV em busca unicamente do DINHEIRO do imposto sindical, que tem uma direção que ninguém conhece, que tem como marca o “peleguismo”, que não realiza assembléias, a Câmara Municipal deu um GOLPE nos trabalhadores e excluiu o SEPE da comissão fiscalizadora do Fundo de RPPS. Mais uma vez, a nossa casa legislativa deixa de servir a grande maioria dos interessados para se tornar um balcão de negócios, que legisla e aprova matérias em causa própria. Aliás, O QUE MAIS OS VEREADORES DE VALENÇA TÊM FEITO NOS ÚLTIMOS DIAS É ASSINAR CHEQUE EM BRANCO PARA O EXECUTIVO, como foi o caso da doação absurda do terreno de uma escola pública (Pólo Agrícola) para um empresário de fora.



ESTES FORAM OS VEREADORES QUE VOTARAM

A FAVOR DA PROPOSTA DO GOVERNO:



CARLINHOS DE OSÓRIO

CELSINHO DO BAR

DODÔ

FELIPE FARIAS

NALDO

PAULINHO DA FARMÁCIA

PEDRO GRAÇA

ZAN


..

.



.

ENTENDA MAIS UM POUCO SOBRE PREVIDÊNCIA E APOSENTADORIA

.


As alterações promovidas pela Reforma da Previdência de FHC e Lula (Emendas Constitucionais n°s 20/98, 41/03 e 47/05) alcançam todos os servidores públicos estatutários da União, Estados Distrito Federal e Municípios, restando revogadas todas as disposições tratadas por estes referidos diplomas legais e que, apesar do caráter constituinte derivado, equivalem e alteram as disposições da ordem constitucional, especialmente no que pertine aos artigos 37 e 40 da Constituição Federal.


Estas sucessivas alterações nas regras constitucionais na previdência dos servidores públicos gerou uma diversidade de regras para aposentadoria, que em sua maioria não privilegiam os inativos e nem garantem a integralidade e a paridade salarial com os trabalhadores da ativa. Isto, além de uma agressão humana a quem dá uma vida por um trabalho é uma medida pouco racional do mau intencionado pensamento político-econômico que nos dirige e como no caso da lei aprovada a toque de caixa em Valença.


.

A PRESSA EM APROVAR É PORQUÊ A PMV ESTÁ PERDENDO RECURSOS FEDERAIS (FPM) PORQUE NÃO CUMPRIU A LEI PREVIDENCIÁRIA

.

Embora exista a garantia do “direito adquirido”, é pertinente destacar que esta somente efetiva se no momento em que estava vigente a legislação, o servidor satisfez requisitos para sua concessão. Por exemplo: o servidor que já se encontrava dentro dos requisitos da lei, antes da promulgação da Emenda Constitucional n° 20/1998, é o único que pode exercer este direito a qualquer tempo. Entretanto, se já era servidor público, mas não satisfazia os requisitos de aposentadoria (idade, tempo de serviço...) da lei anterior à Emenda, deverá obrigatoriamente observar as novas regras.


As Emendas Constitucionais acima comentadas igualmente alteraram as regras de pensão e as formas de cálculo de várias modalidades de aposentadoria. E, é fundamentam que estas regras sejam observadas quando da instituição do RPPS sob risco de inviabilizar sua existência.


.

POR QUÊ É UM FUNDO SEM FUNDO?

UM NOVO IPREVALE!

.


O conteúdo da Mensagem Legislativa n° 2/2009 aprovada pelos vereadores de Valença aponta algumas "aparentes vantagens" que não são na prática contempladas pela legislação constitucional em vigor. Senão vejamos:


.


1) a desvinculação imediata do município ao Regime Geral da Previdência (RGPS) deve atender a critérios legais que não se demonstram garantidos, e não se traduzem em garantia de continuidade do pagamento dos benefícios ao servidor municipal, tendo em vista que resta a evidente ausência de qualquer estudo prévio que viabilize a sustentação dos sistema previdenciário (a Associação Nacional dos Prefeitos, não defende os interesses dos servidores);


.


2. a informação de que os servidores não mais estarão adstritos aos redutores e terão garantia e percepção de proventos equiparados à atividade, igualmente contraria as previsões constitucionais contidas nas Emendas Constitucionais n/ 20/98,41/03,57/05, Lei 9717/98,Lei 10887/04, Portaria n° 4992 MPAS e suas alterações.


.


É inadmissível que a única vantagem aos servidores pareça ser a garantia da concessão de um benefício mais célere, se sequer a sustentação do sistema previdenciário pretendido foi previamente estudado. É temerário considerar somente a onerosidade do Regime Geral da Previdência à administração municipal como o único elemento de sustentação para migração precipitada e sem a observância dos procedimentos legais previstos sobre o tema, E isso existindo não há qualquer garantia real ao lado do servidor.


Infelizmente o SINDSERV em conluio com os poderes legislativo e executivo assina em baixo de forma completamente irresponsável, num assunto tão denso e grave. A vida das pessoas não pode ser negociada, como se negocia gado! Um Fundo que não tem aporte e não se sustenta gerará enormes prejuízos aos funcionários da PMV. Só é bom pra liberar mais din heiro pra PMV (recursos retidos do Fundo de Participação do Município), mas mesmo sendo um bom motivo, a pergunta é: na mão de quem está parando o nosso dinheiro?



Servidor, abra o olho! Cuidado com os lobos vestidos em pele de cordeiro!



.

CADÊ O VALE TRANSPORTE?

.


No dia 08 de junho também foi votado o Projeto de Lei n° 25,oriundo do Poder Executivo e que autoriza o mesmo a firmar Termo de Confissão e Transação Extrajudicial e dá outras providências. Esta lei significa o da dívida de R$ 166.928.00 (parcelada em dez vezes) pela PMV ao SINDIPASS - Sindicato das Empresas de Transportes da região sul fluminense.



Para surpresa dos profissionais da educação que já estão há UM ANO SEM RECEBER O VALE TRANSPORTE, até agora esta situação não foi normalizada. E pior: vários professores continuam sem receber e tendo que ir trabalhar a pé. E outros profissionais da educação, como é o caso daqueles que moram em Volta Redonda e trabalham em Santa Isabel nem o vale recebem, contrariando uma das promessas de campanha assinadas pelo prefeito Vicente Guedes e sua vice Dilma Dantas. Vale lembrar que a carta compromisso assinada em cartório é mais do que promessa de campanha, o vale -transporte é um direito do servidor já que é descontado 6% de seu salário. Prefeito: prometeu tem que cumprir!



.

SEPE SOLICITA AUDIÊNCIA AO PREFEITO

.


O SEPE enviou ofício ao prefeito Vicente Guedes datado de 08 de julho para tratar dos seguintes pontos:


- Instituto de Previdência Própria;

- Incorporação do abono de R$ 100,00 ao piso salarial

- Descongelamento dos Triênios

- Vale- transporte.


É importante lembrar que na última audiência (maio) o prefeito pediu um prazo de 45 dias que já se esgotou. A categoria não admitirá que as promessas e compromissos de campanha não sejam cumpridos.


6 comentários:

Servidor da PMV disse...

Onde os sevidores podem pedir o projeto de lei para lermos? Tanto na Câmara quanto na Prefeitura?
Obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de saber como foi a atuação do vereador do Partido dos Trabalhadores nessa questão!

Fuincionário Sindicalizado disse...

Prezados,
que é de meu conhecimento, todos os atos do Sindserv foram a favor dos funcionários, onde a decisão de aprovar a Previdencia Própria foi exclusivamente dos vereadores que também enganou a todos os servidores envolvidos no processo de discussão. O que não ajuda muito é a postura do Sepe em ser o "dono da verdade" em tudo que se envolve. Acho que o momento deveria ser de união e não de racha, pois quem é o marisco nessa história são os servidores municipais sindicalizados ou não.

Tyler Durden disse...

Prezado "sindicalizado",

Não sei se é do seu conhecimento, mas quem pressionou para que o SEPE fosse EXCLUÍDO da comissão fiscalizadora do fundo foi o SINDSERV, junto com alguns vereadores que tem curral eleitoral no funcionalismo.

Desta feita, não venha falar em "união", muito menos em "dono da verdade", pois o que o seu sindicato (que não organiza ninguem) fez, foi dar um golpe no SEPE para ficar sozinho na comissão e vender o apoio, prática usual do peleguismo.

att.

Anônimo disse...

É gozado, se o sepe não age é omisso...se age é dono da verdade! olha eu já estou se saco cheio.aqui em Valença é assim... e nós professoras da rede municipal é que nos danamos! viajo todos os dias de Volta Redonda a Santa Isabel,cerca de 150 km,para trabalhar, não recebo vale-transporte,nem dificil acesso.Sabe quem está do nosso lado? O sepe!Somente o sepe e o sub prefeito da santa isabel!

Henri disse...

Quem tem mais de dois neurônios sabe muito bem qual foi a finalidade de criar essa porcaria: sanar a dívida com a Previdencia Social à custa dos trabalhadores.
Cabe dizer que o f-d..., digo, prefeito, está muito bem assessorado por mentes malignas com alguns conhecimentos jurídicos (apesar de ter advogados que só passaram na prova da OAB após 10 exames - mais por pena da banca que por outra coisa).
Honestamente, me envergonho de ser valenciano e brasileiro, por saber que, infelizmente, a maioria do povo não tem o menor discernimento pra enxergar a 2 palmos de seu nariz a perversidade desses políticos sem escrúpulos, que se escondem até atrás de religião (unindo duas das piores coisas da humanidade: a política e essa última coisa que citei acima) pra cometerem seus crimes e permancerem impunes...
O que esperar de alguém que se alia ao seu declarado pior inimigo? Valença é uma vergonha...