quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Informe da Educação

Ontem, dia 15 de setembro, profissionais da educação do Estado do Rio de Janeiro realizaram, em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nova manifestação. O objetivo era conseguir a convocação de uma reunião com o presidente da Casa Jorge Picciani. No entanto, o deputado não estava presente no dia de ontem na Assembleia. Muito provavelmente, sabendo da manifestação marcada pela categoria, evitou aparecer.

Após a manifestação, que começou às 14h nas escadarias da Alerj, os profissionais da educação realizaram uma Assembléia, às 19h, em que ficou decidido o seguinte:

- suspensão da greve, mas manutenção do estado de greve;

- foi marcada uma plenária no sábado, dia 19, às 14h, na sede do Sepe Central (Rio de Janeiro) para tratar da introdução das 40h no plano de carreira;

- também ficou decidiu manifestar o repúdio ao governador no último dia da Bienal do Livro, que está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro. O repúdio será realizado no Riocentro, local da Bienal, do domingo dia 20 de setembro;

- a categoria também decidiu dar queixa crime no Ministério Público coletivamente contra o Estado, por conta dos excessos da força policial para reprimir uma manifestação pacífica, no dia 8 de setembro;

- ficou decidido ainda que toda a rede estadual fará uma paralisação no próximo dia 5 de outubro, uma segunda-feira, quando será realizada uma manifestação em frente à Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão), na tentativa de pressionar as negociações com o secretário da pasta Sérgio Ruy. O secretário aceitou marcar uma reunião com a categoria para tratar das seguintes questões:

• não cortar o ponto do pessoal paralisado,

• introdução do pessoal de 40h no plano de carreira

• redução do prazo da incorporação do nova escola

• repressão aos manifestantes pela força policial

7 comentários:

Um professor e também guerreiro disse...

Não vamos desmobilizar, continuemos firmes pelo pessoal de 40 h e pela redução do prazo de incorporação do Nova Escola. Viva a nossa luta e fora Cabral 2010.

Anônimo disse...

Eu queria saber de vocês sobre a crítica, mesmo que indiretamente (ou diretamente, como queiram), que o Jornal Local de hoje fez a aos membros deste blog.Abraços Fraternais

Anônimo disse...

SERÁ QUE O ANÔNIMO OU ALGUÉM DESTE BLOG PODE FALAR QUE CRÍTICA FOI ESSA QUE O JORNAL LOCAL FEZ NO QUE SE REFERE AOS MEMBROS DO VQ?
ATENCIOSAMENTE EU AGRADEÇO

Anônimo disse...

Para vc que não viu (leu), no editorial, após comentar sobre o sucesso do jornal, o mesmo passou, numa clara provocação, e no meu entender, inclusive aproveitando da delonga judicial entre o Vereador Felipe e o VQ (vide termos utilizados), insinuou de forma indireta, a posição política "esquerdista" do VQ, fazendo crer que este "movimento" tem sérios interesses. Aproveito a oportunidade pelo espaço e espero ter contribuido.

D. disse...

Sim, temos sérios interesses: contribuir com uma revolução estrutural na sociedade de classes em que vivemos, apoiar através de nosso veículo e esfoço pessoal os movimentos sociais e sindicais comprometidos com a emancipação dos trabalhadores e trabalhadoras (MST, SEPE, MTST e outros), enfrentar políticamente a oligarquia "Local", divulgar e combater as violencias institucionais na saúde, educação, segurança pública, etc., nos posicionarmos estratégicamente ao lado dos trabalhador@s na luta de classes. Enfim, escolhemos um lado, poderia ser das oligarquias monopolistas e conservadoras, do capital financeiro, da naturalização da violencia institucional (vide estampada nas capas da imprensa Local a foto de negros supostos traficantes de 1 ou 2 gramas de maconha, sempre com as faces escoriadas e feridas devido a violencia policial sem qualquer levantamento dessas questões)e outra qualquer forma de opressão e exploração. Mas escolhemos estar e lutar ao lado da nossa classe trabalhadora, tão oprimida e explorada, e nosso grande interesse é estar ao lado dessas massas nas lutas necessárias impostas por esse cruel modelo de sociedade de classes.

D. disse...

Além de termos sérios interesses em receber processos judiciais e colocar a bunda na janela pra passarem a mão nela!

Anônimo disse...

Dá-lhe Marx.