domingo, 11 de outubro de 2009

CPI APURA CRITÉRIOS PARA GRATIFICAÇÃO DE REQUISITADOS NO TCE

Os membros da CPI da Alerj criada para investigar fatos relativos a denúncias de corrupção contra conselheiros do TCE-RJ apresentaram, nesta quinta-feira (08/10), um relatório sobre a reunião que tiveram com o presidente do tribunal, Maurício Nolasco, nesta quarta-feira. A comissão foi apurar em que lei ou argumento o TCE se baseia para dar gratificações a funcionários requisitados que não tenham cargos e matrículas no órgão.

Segundo a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), nenhum servidor pode ser requisitado sem que haja ônus para o setor de origem ou para o requisitante. “Queremos saber as razões pelas quais isso acontece e porque, quando chegam ao TCE, os funcionários ainda ganham uma gratificação, sem ter uma matrícula. Nolasco nos garantiu, verbalmente, que isto não ocorre e que é um crime, mas temos as provas. Vamos aguardar a resposta oficial, que ele ficou de nos enviar. Esta CPI puxou o fio de uma meada criminosa”, afirmou a pedetista.

Em seguida, a CPI recebeu Luiz Antônio Kotsubu, assessor da Secretaria Geral de Planejamento do TCE. Ele chegou à comissão acompanhado de seu advogado e de uma liminar para não precisar falar nada que pudesse incriminá-lo. Ele trabalha com o conselheiro José Gomes Graciosa, com quem disse ter trabalhado também na Alerj.

Kotsubu foi vereador em Valença e sua ex-mulher, Ana Maria Curvelo, já ouvida pela CPI, pois também teve cargo no TCE. “Embora ele não tenha falado muito, sua ligação com Graciosa é estreita. Trabalhou com ele em diversos momentos”, ressaltou Cidinha, afirmando que a CPI aprovou a quebra de sigilo de Kotsubu. Outra pessoa convocada para esta quinta, Célia Maria de Paula Monteiro Valva esteve presente na Casa, mas foi embora antes de seu depoimento, sem dar explicações nem mesmo a seu advogado. A CPI a reconvocou para a próxima semana.

Fonte: sítio da Alerj

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!
é impresionante, o unico lugar que vejo falar dessa cpi é aqui. em veiculo nenhum em valença falam dela. até o jornal local que antes falava parou(sera pq o jorge bichinha ameaçou eles?). é complicado aqui todo mundo tem rabo preso. ai da nisso. ficaria feliz de ver aqui no blog textos de opião tabem sobre essa cpi. pois esses ai eu ja venho acompanhando no site da alerj. alo sanger/regnas queremo ouvir seus sempre lucidos textos acerca dessa cpi, do graciosa e dos cargos comissionados. precisamos a partir de agora expressar nossas opinioes. queria q tivesse jornal valencaem questao falanda disso pra eu distrubir nas ruas, nos comercios. eles tentam nos calar de qualquer maneria. vamos desmascara-los.

Anônimo disse...

atenção àqueles q gostam de noticias da cpi do tce

saiu hj a tarde uma decisao judicial impedindo o prosseguimento da investigação

a presidente, cidinha campos, se revoltou e fez um desabafo no plenario hj a tarde

nao sei se vcs tem como, mas seria legal se conseguissem colocar esse video aki p o pessoal ver

obrigado e vlw pelo espaço

abs

Felipe Pançardes