quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tem muito herói nesta história; lembre a atuação dos vereadores no caso CEDAE


Exemplo de Atas:

Será que a atuação dos nossos vereadores em relação à Cedae mudou? O blog do Valença em Questão pesquisou as atas da Câmara Municipal de Valença com o objetivo de verificar a atuação política em torno da chegada da Cedae em nosso município.


Exemplo: A atuação política do vereador Naldo. A ata do dia 09/03/2009 consta o uso da tribuna pelo vereador: Exemplo de Atas: "Disse que a CEDAE em Valença não é um bom negócio". Menos de um ano depois, a opinião do vereador sofreu uma brusca mudança. De acordo com a ata do dia 08/02/2010, o vereador Naldo falou: Exemplo de Atas: Disse que se a CEDAE fosse ruim, sessenta e cinco municípios, no Estado do Rio, não teriam a CEDAE. Fez defesa para a que a água seja de qualidade e não falte. Disse que vota a favor do referendo e a favor da CEDAE, sem medo".


Agora que os nossos políticos estão brigando para saber quem foi o "heroí" que retirou a Cedae. Consultar as atas pode ser um bom remédio. Dividimos por meses.


Ano: 2009

Meses: Fevereiro e Março

Exemplo de Atas:

Naldo: Comenta sobre o convênio com a CEDAE e tem grande preocupação com os valores que irão ser cobrados. Disse que o Prefeito Vicente Guedes é competente e tem certeza de que sua administração vai dar certo, mas que Valença não tem condições de suportar o custo que a nova Cia da Água irá cobrar. Alertou sobre a falta de diálogo, pois não houve nenhuma discussão ou audiência pública para saber se a comunidade aceitaria ou não a nova Cia para administração da água na cidade de Valença.


Pedro Graça: Comentou sobre a CEDAE. Disse ter certeza de que o Prefeito tem habilidade na administração e que irá trabalhar com carinho.


02/03/2009


Felipe Farias: Requerimento no 03/2009, de 02/03/09, do Vereador Felipe Fulgêncio, solicitando que seja convocado um representante da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE a comparecer, a esta Câmara Municipal para prestar maiores informações sobre a prestação do serviço de abastecimento de água e saneamento, nos termos do contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Valença. Colocado em discussão o autor do Requerimento prestou informações sobre o presente pedido. Logo após, sem que ninguém mais quisesse discutir, o mesmo foi colocado em votação sendo aprovado à unanimidade.


Naldo: Acha perfeita a solicitação do Vereador Felipe Farias, para que venha alguém da CEDAE discutir sobre a falta d’água, saneamento básico, mas que por ser a CEDAE uma empresa de cunho público não foi necessária que se fizesse a licitação e com isso os vereadores ficaram fora desse processo, mas que as cobranças são feitas aos Vereadores. Comentou sobre a falta d’água, disse que numa casa pode faltar tudo, como mulher, luz, menos água. Disse que o que está acontecendo é uma transição mal feita, tomando qualquer medida e não medindo conseqüências de quem vai pagar. Disse que a falta d’água está um caos, até nos distritos está faltando e nenhuma providência foi tomada, sequer os vereadores tem ciência do contrato feito pela Prefeitura Municipal de Valença e CEDAE. Disse que as pessoas não tem onde fazer reclamações, na Câmara os vereadores não sabem de nada, não tem ciência do contrato, que só se viu publicação em jornal local. O Vereador vê que o governo não convocou nenhum vereador e sequer fez alguma audiência pública para saber se a CEDAE era a melhor empresa para Valença.


Fernandinho Graça: O Vereador Luiz Fernando Furtado da Graça comentou sobre a fala do Vereador Naldo sobre a CEDAE, e disse que é um ponto que precisa ser esclarecido. Disse que a CEDAE chegou em Valença sem a gente saber, mas que tem certeza que veio para fazer um trabalho direito, e que tem certeza de que a taxa de 17,70 citada pelo vereador Naldo ainda não foi discutida, sendo noticiado em jornal local uma taxa social de 9,90. Falou que a água começou errada há 8 anos atrás, quando foi aprovada a iniciativa privada. Disse que a falta d’água se dá devido a Cia anterior ter deixado todo equipamento sucateado.


09/03/2009


Dodô: Quanto à CEDAE, disse que não conhece a empresa, mas vê que a água está barrenta, de péssima qualidade.


José Otávio: Com relação à CEDAE, disse que foi abordado na Rua dos Mineiros e questionado se os vereadores foram comprados para permitirem que a CEDAE viesse para Valença. Falou que os Vereadores jamais fariam isso, já que querem transparência, querem lutar por Valença e não fazer falcatruas. Disse que é importante constar esse “abordamento” em ata.


Naldo: Fez comentários sobre a CEDAE, disse que já fazia previsão de que os Vereadores iam ser tachados como autores da permissão da CEDAE, mas que os Vereadores não tiveram sequer cópia do contrato. O Vereador Dodô pede a parte e explica que é para os valencianos não pagarem à água referente à Cia anterior. O Vereador Naldo informa que o ex-Prefeito Fábio Vieira trouxe outra Cia. e a Câmara Municipal de Valença aprovou, foi uma concessão. Disse que a CEDAE em Valença não é um bom negócio.


10 comentários:

Anônimo disse...

Que circo! Que gente despreparada e/ou mal intencionada! Que eleitor mais Zé Ruela! Pode ser desumano ou politicamente incorreto, sei lá, mas o valenciano merece (faz por merecer, melhor dizendo) cada sacaneada que leva da "classe" política, merece cada gargalhada que eles dão nos gabinetes, ao fim das sessões; povo inculto, manso e submisso, que perpetua no poder aqueles que sobrevivem da manutenção de sua miséria. Vai sair a CEDAE e vem outra forma de pilhagem disfarçada, com outro "grupo" por trás. Pode ser o "grupo" daquele que quer ser quem nunca foi (Fernandinho não é Fernando) junto com o que tem sem nunca ter trabalhado para ter (Lourenço J.); ou pode ser daquele (A.C.) que já foi de um, de outro, e agora é de quem quiser (ou não quiser tb, pq ele aparece, pede o microfone e diz que o Picci é o maioral) junto com um vice que é o mais escancarado caso de funcionário fantasma noticiado.
Valença sente muito a falta de homens-bomba!!

Anônimo disse...

E o povo falava o que naquela época?

Anônimo disse...

ANÔNIMO 2
Compreendo a irritação e o desabafo. Acho que nós (O POVO) devemos ser mais pontuais nas questões. Tirou a CEDAE....ótimo !!! Pergunta pontual...Como vai fazer para continuar o abastecimento. QUANTO VAI CUSTAR ??? QUANTO VAI SER A TARIFA ??? Fala-se muito sobre tudo...mas nunca se mostra nada. Estou falando de documentos...Por exemplo: Quanto custa de verdade a famosa conta da LIGHT das bombas de abastecimento de água ? Quando se fala de saúde...sempre vem o papo de que não houve repasse de verbas... Acho que nossa pergunta deve ser... Aonde esta o documento que comprova que não houve repasse ? Se o repasse for obrigatório e a União ou o Estado não cumpriu todos nós deveríamos saber.
MAS O IMPOSRTANTE É O SEGUINTE: TEM QUE MOSTRAR O DOCUMENTO.
Faço um comentário assim na postagem ENQUETE NO AR - QUEM SERÁ O NOVO PREFEITO DE VALENÇA ? É o vigésimo comentário...por isso o título acima é ANÔNIMO 2

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que a questão da água, será discutida com a população valenciana de uma forma democrática, como foi a audiência pública, ouvindo a opinião da população. Quanto a questão das tarifas, temos que ter tarifas justas para o comércio, residências e também a tarifa social, para os menos favorecidos.
Gostaria de parabenizar o prefeito Fernandinho Graça por ter sido ele a tomar para si a responsabilidade de romper o contrato com a CEDAE em nosso município, enquanto outros estão querendo ser o "pai da criança". Quero ver eles provarem que tiraram a CEDAe de Valença, Fernandinho já provou, e o decreto é o de nº200/2010.
Um abraço a todos e no dia 3 de outubro, Valença é "11"

Anônimo disse...

A grande motivação em opinar neste blog é O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE TODOS. MUITO BOM.
Diante disto...vamos ao seguinte:

Fernandinho tirou a CEDAE através do Decreto 200/2010. OK. Parabéns. Agora página virada, vida que segue.
Creio que para demonstrar que NÃO FOI APENAS UM ATO POLÍTICO, deve DEMONSTRAR SUA CAPACIDADE ADMINISTRATIVA.
Como vai ficar ? Se um cano "estourar", se faltar água, procuramos quem ? Quem trabalha agora com o abastecimento ? Qual o telefone ? Da data de hoje até as eleições, a água vai ser de graça ?
As tarifas só serão cobradas depois da discussão democrática com a população ? Convenhamos que são questões práticas, simples, que devem estar plenamente resolvidas. Certo ?

ELEITOR DESILUDIDO disse...

O povo vai acabar engolindo essa história do contrato com a CEDAE e vai eleger Fernandinho. Daqui à pouco a CEDAE entra na Justiça e volta com toda força.
Aí o prefeito Fernando, já eleito, diz q é melhor mante-la, pq ela fez investimentos e coisa e tal...
Quem aposta???

ELEITOR DESILUDIDO

Anônimo disse...

Não é por ai. Se ele nn faz nada é covarde. Como covarde foi o vereador quase-farias ao final da audiência pública na acusão ue ez ao Fernandinho Graça de que quando era presidente da casa nada fez a esse respeito. Esqueceu que ele mesmo como vereador poderia ter feito, na justiça, até mesmo coo cidadão. O Decreto em o seu peso. Outros desdobraentos virão. Mas foi o peso da caneta que botou as coisas no lugar. Os funcionários que lá estão são capazes de tocar o barco. Não e presidente da cedae que vem a Valença tampar buraco , não. Os salários deles são altíssimos. E os funcionários de Valençam ao longo desse quase dois anos foram sendo dspensados. Alguns tiveram que comprar botas e luvas com seu próprio dinheiro. A CEDAE é uma máfia. Vincentim verdim sabe disso, por isso a campanha dele foi milionária. Ele é braço armado desse povo. Entramos pelo cano. Fora Dodô, naldo e tantos mais que no poder entregam o povo!

Anônimo disse...

Pesquisei "CEDAE" aqui no blog e só achei a primeira postagem específica em setembro de 2009. Fui pesquisar "ConCidade" e achei lá um artigo de 11/02/2009. Copio uma parte: “...O papo ontem no Concidade, como não poderia deixar de ser, foi a “contratação anunciada” da CEDAE para o gerenciamento da água e saneamento da cidade, uma empresa de capital misto dominada por gangsters da política fluminense. Ideologicamente imunizados, politicamente comprometidos com as elites e os setores eleitoreiros, os vereadores Felipe Farias (PT) e Lui“Zan”tônio (PSC) permaneceram durante a plenária reiterando o discurso de que as informações sobre a contratação da CEDAE são oficiosas, não passando de boato na Rua dos Mineiros e fuxico de corredor. A quem eles queriam enganar?...”

Anônimo disse...

Isto aqui é hilário:
A Cedae foi homenageada por seu 35º aniversário, pelo deputado Christino Áureo (PMN), na ALERJ. Victer, que compôs a mesa ao lado de ex-presidentes da companhia, como Alberto Gomes e Raimundo de Oliveira, aproveitou a ocasião para afastar a impressão de que o atual Governo teria a intenção de privatizar a empresa. Falou ainda da dificuldade de resgatar a Cedae após longo período em que pilantras tentaram vende-la. A Cedae é uma empresa que tem alma. Tem passado, presente e terá um belo futuro pela frente. Tem profissionais que resistiram às tentativas de sucateamento de governos anteriores. E que podem, hoje, celebrar. Estamos vivendo um novo momento e a Cedae chegará ao seu centenário continuando a ser estatal e cada vez mais forte e valorizada, apostou Victer, afirmando que a empresa ocupa atualmente o 20ºlugar entre as maiores do estado.
(ALERJ)
Afinal, é estatal?

Anônimo disse...

ESSES POLÍTICOS ESTÃO RICOS COM O DINHEIRO DO POVO. UNS TEM KOMBIS ALUGADAS PARA A PREF., OUTROS FICAM COM O DINHEIRO DOS ASSESSORES OUTROS TEM SAIBREIRAS, OUTROS ATÉ O CARTÃO ALIMENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS FICAM COM ELES. E CADE O MP?