sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um voto por uma vida



Hoje saio da baboseira e poesia que perambulam por este blog, e venho fazer um pedido a todos os residentes do estado do Rio de Janeiro que por aqui passarem.

Eu sempre fui alienada política por opção. Quando tinha meus 14 anos, um instinto justiceiro e questionador até brotou em mim, e comecei a me interessar pelo assunto, ao que ouvi as palavras do meu pai:

-Ah, minha filha. Fico feliz que você tenha esperança. Mas fique sabendo que isso passa.

E não demorou muito. Na época de Grêmio do colégio, UNE, UBES, cheguei a ser selecionada e convidada para reuniões. Logo percebi que a maioria desses encontros não passava de uma eterna disputa de egos ávidos pelo poder e basicamente um pretexto pra fumar maconha e fazer pegação sou-hippie-nos-anos-90. Meu pai, mais uma vez, estava certo. Alienei-me por completo, e cá prá nós, era bem feliz assim.

E aí veio o terceiro ano do segundo grau, e com ele, o melhor professor de história que eu já tive: Marcelo Freixo.

Depois de me encantar desvendando várias facetas ocultas da história do Brasil, ao final do ano, ele começou nos “ensinar” política. Digo “ensinar”, assim entre aspas, porque ele não nos apresentou uma explicação teórica, ou o funcionamento técnico e burocrático da coisa.

Ele inaugurou o pensamento político dentro de mim, a dinâmica política, uma nova maneira de enxergar as coisas. Colocava os alunos em círculo, promovia debates, e conseguia pescar aquelas vinte e poucas mentes adolescentes para uma discussão edificante. E íamos embora empogados.

Lembro-me muito bem da paixão com que ele falava sobre o assunto, fazendo meu coração ter uma pontinha de esperança que talvez, um dia quem sabe, se mais pessoas como ele se encontrassem e em conjunto trabalhassem, esse país teria jeito.

Historiador, excelente professor, membro da comissão de Direitos Humanos, Marcelo Freixo desenvolvia trabalhos sociais com presos, estando inclusive dentro de um presídio durante rebelião.

Um dos meus colegas de turma durante este período, engajou-se na causa política, e foi por ele que soube a primeira vez que Marcelo Freixo era candidato a Deputado Estadual. Que bom, que alegria, que alívio: pela primeira vez na vida, eu votaria por vontade, consciente, e não por obrigação ou escolhendo o menos pior.

Votei, votaram meus pais, votaram tantos outros, e ele foi eleito.

Como muito bem disse uma reportagem no GLOBO, “É comum você votar num candidato e se decepcionar depois. Difícil é eleger um político e ele não só cumprir as expectativas como ir muito além. O deputado estadual Marcelo Freixo faz parte deste seleto grupo”

E como a honestidade em nosso país tem preço alto, Freixo hoje é jurado de morte. Motivo? Foi ele quem, em 2008, chefiou com sucesso a CPI das milícias na Alerj. Ao final, obteve-se uma lista com 1.113 nomes de pessoas suspeitas de ligações com grupos paramilitares,  225 indiciadas — de policiais a parlamentares — e a apresentação de 58 medidas concretas para acabar com tal máfia.

O troco veio em seguida: as milícias — que controlam a venda de gás, a segurança, o transporte público por vans, o mercado imobiliário e a gatonet em cerca de 300 comunidades, com faturamento estimado em R$ 60 milhões anuais — encomendaram a morte de Freixo.

Hoje em dia anda cercado de seguranças armados, não possui mais privacidade ou vida social alguma. O que inclui, obviamente, sua família. Marcelo Freixo inclusive, já teve um irmão assassinado durante a campanha anterior.

Se não for reeleito, Freixo perderá o esquema de segurança garantido pelo estado, não lhe restando outra alternativa a não ser sair do país.

Por uma vida, por um marido, por um pai, por um professor, por uma boa alma, por uma porção de caráter e coragem no meio dessa nojeira corrupta, vil e egoísta que é a política brasileira.
Se você não tem candidato, está em dúvidas, quer anular, ou pensa em, num ato de protesto (ou piada) votar em pessoas como Elymar Santos, Wagner Montes, Tati Quebra Barraco, etc…por favor, peço que reconsidere seu ponto de vista. Salve uma vida e a esperança de um futuro limpo e honesto.  E pra ninguém esquecer… aqui vai:


Saiba mais sobre o deputado estadual Marcelo Freixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Freixo
http://www.psolzonasul.org/2010/09/campanha-de-vida-ou-morte-para-deputado.html#more
http://www.marcelofreixo.com.br

Mídia:

Reportagem Mauro Ventura: http://www.marcelofreixo.com.br/site/upload/Entrevista%20Freixo%202%20MAURO%20VENTURA.pdf
Outras: http://www.marcelofreixo.com.br/site/midia.php

E  meu muito obrigada a quem leu até o fim. =)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Votei nele na última eleição e votarei de novo.
O conheci pessoalmente esse ano e comprovei a pessoa séria e honesta que é. Já convenci 8 pessoas a votarem nele. Pouco, muito pouco. Mas até o dia da eleição continuarei a divulgar seu nome, e, principalmente seu trabalho.