sexta-feira, 13 de maio de 2011

Valença recebe pré-estreia de vídeo que homenageia Clementina de Jesus

“É impossível se viver uma vida no Brasil sem conhecer Clementina de Jesus”. A frase é de João Bosco, um dos personagens entrevistados no vídeo-reportagem Clementina de Jesus: Rainha Quelé. Os valencianos serão beneficiados com a pré-estreia do vídeo em duas exibições gratuitas. A primeira no sábado, dia 14/05, às 19:30h, no Quilombo São José da Serra – além do vídeo, o final de semana é de festa no Quilombo, que todo mês de maio (sempre próximo ao dia da Abolição da Escravatura - 13 de maio) realiza uma grande festa. A segunda exibição será no domingo, também às 19:30h, mas no Jardim de Cima.

Clementina de Jesus nasceu em Valença. Seus pais eram remanescentes de origem banto, provável origem dos negros do Quilombo São José da Serra. Entre os entrevistados no vídeo estão Paulinho da Viola, João Bosco, Cristina Buarque, Martinho da Vila, Leci Brandão, Paula Lima, Monica Salmaso, Carlinhos Vergueiro.

A exibição da obra é destinada apenas a espaços públicos e alternativos e a distribuição será totalmente gratuita. Mais informações sobre a obra em www.rainhaquele.blogspot.com

Pré-estréia do Vídeo Reportagem “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”
Quilombo São José da Serra
14/05/11, sábado, às 19:30h
Local: Quilombo São José da Serra (próximo ao distrito de Conservatória – Valença/RJ)

Valença
15/05/11, domingo, às 19:30h
Local: Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima)

Nenhum comentário: