terça-feira, 27 de setembro de 2011

Repórter ECO sobre a região de Valença

Indicação do leitor Roberto Lamego, do programa "Repórter Eco", da TV Cultura de São Paulo, exibido no dia 25 de setembro. O programa foi sobre a região de Valença e a Serra da Concórdia. Lamego conta que fizeram filmagens "no Santuário de Vida Silvestre da Serra da Concórdia e no Açude da Concórdia, duas áreas preservadas de Mata Atlântica no Vale do Café no Rio de Janeiro, uma região marcada pelos desmatamentos." No vídeo tem depoimentos do próprio Roberto Lamego, do Grupo de Proteção Ambiental da Serra da Concórdia, e do professor Luciano Ribeiro, gestor do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.

O programa fala da região do Médio Paraíba e de como essas áreas montanhosas do município de Valença e de outros municípios foram os cenários do histórico Ciclo do Café no século XIX, que na época do Império moveu a economia brasileira. Na década de 1860, o Vale do Café era responsável pela produção de setenta e cinco por cento de todo o café consumido no mundo e colocava o Brasil na posição de líder mundial de produtor e exportador do grão.

Um status que custou muito caro com a derrubada quase total de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta: a Mata Atlântica. A floresta foi arrancada e queimada para dar lugar ao chamado Ouro Negro. O Ciclo do Café não durou mais do que 80 anos e quando o café caiu em decadência, as fazendas dos Barões do Café com suas terras esgotadas, economicamente falidas e entregues ao Banco do Brasil por dívidas hipotecárias, foram transformadas em propriedades de produção de leite. O que sobrou das florestas foi vendido como lenha para as locomotivas e fornos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom. Parabens lamego e cia!
Estamos a caminho de um novo tempo.



Auuu, fuuuii!

Dinei

Anônimo disse...

Caraca... Esse Roberto Lamego é um mala sem alça! Vive no mundo da lua, com ideias que, de um modo geral, são absolutamente inviáveis.