quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

VQ // 49 // Editorial


Valorizar e preservar nossa cultura e o meio ambiente

Destaques desta edição: Clementina de Jesus, a Rainha Quelé; Por que Valença investe tão pouco na preservação ambiental?; Mobilização dos profissionais da educação

No mês que marca o 112º aniversário de nascimento de Clementina de Jesus o VQ dá destaque à história dessa representante da nossa cultura. A Rainha Quelé, como era chamada, é uma das jóias que nasceram em Valença e ganharam o Brasil e o mundo. Com sua voz e seu carisma conquistou a idolatria de grandes nomes como Hermínio Bello de Carvalho – que foi quem a “descobriu” –, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Elton Medeiros, João Bosco, entre muitas outras figuras relevantes de nossa cultura nacional. 

Letícia Serafim, em seu texto, além de prestar uma homenagem a esta guerreira, conta de forma breve sua história vitoriosa. E como a autora diz, dificilmente há de nascer outra pessoa como Clementina de Jesus.
Nossa capa também presta homenagem à Rainha Quelé. O artista plástico e ilustrador Glen Batoca nos empresta seu desenho de Clementina. A imagem recebeu o prêmio de Menção Honrosa no último Festival Internacional de Humor de Piracicaba, o mais importante do gênero no país.

Outro exemplo de luta que destacamos nesta edição é a mobilização – sem fim, infelizmente – da classe dos professores e educadores. Com os salários de dezembro atrasados, entraram em greve no final de janeiro para exigirem o pagamento integral dos salários. Destaque nesta ação para o Sindicato dos Profissionais da Educação, o Sepe, que esteve à frente da mobilização, apoiou e continua apoiando os profissionais que tiveram dificuldades financeiras nesse período (com cestas básicas) e entrou na justiça para exigir o pagamento.

Nesse caso em especial também é importante deixar claro que o não pagamento se deu por questões que envolvem a gestão anterior da prefeitura, que, ao que tudo indica, deixou um rombo orçamentário para o novo prefeito.

Um outro texto importante desta edição é a colaboração do médico-veterinário Flávio Nunes. Valenciano – mas atualmente morando fora da cidade –, ele escreve sobre o ICMS Verde irrisório de Valença. Para comparar, enquanto Rio das Flores (um município bem menor em território do que Valença) recebe mais de um milhão de reais, Valença recebe apenas 27 mil. A diferença assusta e nos traz indagações importantes sobre o investimento – na verdade o não investimento – em preservação ambiental em nosso município.

Fechando a edição, na seção Navegando a dica faz jus ao nome, indicando um site de informações sobre viagens pelo mundo. Mas os destinos não são os tradicionais. Burkina Faso, por exemplo, você já pensou em visitar? Esses destinos diferentes deixam o site interessante até mesmo para quem não pretende viajar, mas saber curiosidades sobre determinadas cidades e países. A tirinha da edição é mais uma contribuição de Panta e a poesia é do professor de história Rabib Jahara.


Nenhum comentário: