segunda-feira, 23 de abril de 2012

VQ // nº 39 / Editorial

Valença em Questão completa sete anos e volta às ruas

Proposta do jornal é ampliar o debate e a crítica, reunindo análises sobre a situação da cidade

Esta é uma edição comemorativa, embora tenhamos pouco a festejar em nosso município. O motivo da “comemoração” é que estamos de volta às ruas de Valença depois de 30 meses ausentes. A data de retorno também não é por acaso. Hoje, dia 21 de abril, completam-se exatos sete anos da circulação da primeira edição do VQ. À época, um grupo de menos de 10 amigos iniciava a distribuição do que se tornou um movimento, muito mais do que uma publicação. Ao todo foram distribuídas gratuitamente em Valença 38 edições impressas.

Mas este não foi um período de total ausência do VQ. Ainda em 2007 lançamos o Blog do VQ que tem hoje mais de 300 acessos diários. O blog se mostrou pra gente uma ferramenta importante de comunicação, mas desde sempre avaliamosque era preciso voltar com a publicação impressa para chegarmos a boa parte da população sem acesso à internet. Esse é um dos motivos de iniciarmos novamente essa caminhada.

Estamos de volta porque consideramos que o desenvolvimento do município não passa por poucas pessoas que pensam a cidade, mas sim através de uma luta coletiva que aglutine setores representativos de nossa sociedade. Por isso achamos importante a volta do VQ, para que seja um veículo que agregue novos integrantes a este movimento de construir a Valença que queremos. O que esperamos é que novos atores possam se integrar ao nosso coletivo. Não por acaso vamos realizar um encontro público nos dias de lançamento do jornal, sempre no terceiro sábado do mês corrente, para discutir a publicação, receber críticas e sugestões para pensarmos, cada vez mais coletivamente, as futuras edições do jornal.

Neste sábado, 21 de abril, teremos o primeiro encontro aberto para discutir o jornal, pensar as novas edições e falar sobre Valença, além da presença de jovens poetas valencianos. O objetivo desses encontros é que essa interação propicie novas ideias e parcerias. Agendem--se, sempre no terceiro sábado do mês, às 17h no Espaço Open Bar, no Benfica. E estaremos sempre lembrando em nosso blog e facebook esta data.

Nesta nova edição temos contribuições do professor Sanger Nogueira, que faz uma análise da situação educacional brasileira, levantando uma série de propostas para a melhoria da educação nos âmbitos federal, estadual e municipal. Outra participação é da jornalista Marianna Araujo, com a resenha do livro ‘Os últimos soldados da Guerra Fria’, de Fernando Morais, que conta a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita nos Estados Unidos. Já o advogado Chico Lima fala da turbulenta situação política no nosso município nos últimos tempos, lançando perspectivas para o futuro próximo. Para completar, o professor Alexandre Fonseca faz um apanhado histórico e problematiza a questão da cultura em nossa cidade, o poeta valenciano Carlos Brunno nos brinda com sua poesia sobre Tiradentes e publicamos uma tirinha dos Malvados, do desenhista André Dahmer.

Vamos lutar para que esse nosso retorno seja duradouro. Sabemos que é um processo de construção contínua e, para isso, a interação com vocês leitores é fundamental.



Um comentário:

Celacanto disse...

Parabéns à iniciativa do VQ de retornar o jornal impresso.
Uma outra visão da cidade,novos pensamentos e idéias e colocação dos fatos é saudável e democrático.
Faço votos de sucesso e muitos anos de vida!