terça-feira, 19 de junho de 2012

VQ // 41 // Navegando

Sabemos que o leitor estava ansioso pela dica de literatura que deveria vir nessa edição, mas a polícia americana e sua perseguição ao conteúdo livre da internet atrapalhou o cronograma da coluna. Um leitor alertou aqui no blog que os links do blog Filmes Políticos não estavam funcionando. Falha nossa que não testamos alguns deles. Já que a última dica, apesar de alguns links ativos, no geral foi bastante prejudicada, aí vai outro blog cinematográfico:

donwloadcult.com

O acervo é maior que a última indicação e testamos diversos links. O blog dedica-se a filmes “cults”  e oferece aos navegantes a oportunidade de ver algumas obras desconhecidas e até raras. Afinal, de filmes comerciais e grandes produções, a televisão e os cinemas já estão cheios, não é? Filmes como “Os Bons Companheiros”, do Scorsese (1990) e “O discreto charme da burguesia”, de Buñuel (1972), estão disponíveis por lá. Mas é possível também procurar por raridades, como o filme “Viagem à lua” de Georges Méliès (1902), obra dos primórdios do cinema, citado em “A invenção de Hugo Cabret”, filme que concorreu ao Oscar este ano. O blog ainda oferece alguns agrados ao visitante: uma boa lista de “filmes para ver antes de morrer” e algumas discografias de cantores também “cults”. 
___

A discussão sobre downloads na internet é longa e vem movimentando a rede. Muitos blogs estão com problemas em seus links e por isso, contamos com a compreensão dos leitores. No entanto, o VQ tem duas dicas importantes: ao baixar qualquer conteúdo, tome cuidado e leia com atenção aonde

vai clicar. Como os grandes servidores estão sendo perseguidos pela polícia americana, alguns sites estão optando por servidores menores, que muitas vezes têm diversas propagandas e links duvidosos.

Essa situação também tem impacto nos arquivos que os blogs oferecem, que mudam de formato a todo momento. Uma boa dica é baixar o VLC para assistir aos filmes, um programa que reproduz todo tipo de arquivo sem exigir codecs e com menos problemas do que os reprodutores padrão do Windows, por exemplo.

 

Nenhum comentário: