terça-feira, 24 de abril de 2012

VQ // nº 39 / Política

E a política, vai bem?

De novo estamos em ano eleitoral. Tudo indica que a política "balaio de gato” retornará com força no cenário político local

POR Chico Lima


Passados sete anos do lançamento da primeira edição do Valença em Questão, cabe-nos perguntar quais foram as principais transformações políticas e econômicas ocorridas em nossa cidade.

Quando o VQ nasceu, Valença era administrada pelo governo Fernando Graça, já no seu quarto mandato como Prefeito. Seus governos ficaram conhecidos principalmente por sua política assistencialista (Porta da Esperança) praticada com a farra do dinheiro público, sem qualquer controle social.

Com o falecimento de Fernando Graça, assume a prefeitura seu vice, Fábio Vieira, governando por dois anos, tempo suficiente para cair no esquecimento dos valencianos. Impedido de concorrer à reeleição por ter sido flagrado comprando votos, foi condenando pela justiça eleitoral. Tendo começado um governo com grande expectativa popular, já que todos o viam como “uma alma boa”, foi uma decepção do ponto de vista político e administrativo.

Terminado o governo Fábio, Vicente Guedes foi eleito com mais de vinte mil votos. Vindo de Rio das Flores, depois de dois mandatos, aventurou-se em Valença para garantir seu terceiro mandato consecutivo, através da articulação de empresários locais e do Movimento Por Amor à Valença, ligado à Igreja Católica.

O desgaste dos políticos tradicionais e a falsa propaganda de Vicente Guedes feita pela mídia local, criando uma imagem de grande administrador e amigo pessoal do governador Sérgio Cabral e de seu vice Luis Fernando Pezão, foram o ponto de partida para sua vitória.

Governo Vicente Guedes
O primeiro desgaste de Vicente começou com a divulgação de seu nome na imprensa como sendo um laranja do empresário valenciano Julio Vito no Pará, envolvendo terras griladas e a expulsão de ribeirinhos de suas terras.

Ao assumir a prefeitura, a imagem que foi construída na campanha virou pó. Vicente foi uma figura que as pessoas não conseguiram ver na cidade. Não foi e nunca quis ser um cidadão valenciano. Não foram poucas as pessoas que se mostraram profundamente arrependidas por terem nele acreditado e votado.

Verdade é que a eleição de Vicente, com a permissão da justiça eleitoral – que consentiu o registro de sua candidatura, ainda que para um terceiro mandato consecutivo – significou um dos maiores retrocessos para o desenvolvimento político e econômico de Valença. Retrocesso agravado por sua cassação e retorno ao governo, intercalado pela presença de Fernandinho Graça e Paulinho da Farmácia na chefia do Poder Executivo. Durante esse processo, Valença ficou visivelmente abandonada. O discurso de “união por Valença”, característico desse período, buscou simplesmente atender a interesses pessoais e eleitoreiros dos nossos “espertos” políticos tradicionais, sedentos de poder e dele dependentes.

As obras prometidas no inicio de seu mandato não saíram. Certamente algumas poucas vão surgir no calor do processo eleitoral, a um custo de deixar indignada uma boa parcela de nossa sociedade, principalmente aquela que não se beneficiou da construção de toda essa política.

Interesses
Como resultado de anos de má gestão, nossa cidade continua sendo administrada para atender aos interesses dos grandes empresários, em detrimento de uma política que seja voltada para atender a pequenos e médios produtores e empresários e trabalhadores do campo e da cidade. As denúncias que deixaram a nu as hipócritas relações público-privadas, que trouxeram à tona as espúrias relações da empresa Locanty nos supostos processos de licitação da UFRJ, não foram suficientes para que a Câmara de Vereadores e outros  órgãos de fiscalização fizessem uma  revisão no contrato dessa empresa com o Município.

Como a Locanty chegou em Valença? Como ganhou a licitação? Os mesmos questionamentos devem ser direcionados para a CEDAE, cujo contrato de concessão não passou pela aprovação dos vereadores, que, com raras exceções, foram omissos e cúmplices da armação de Sérgio Cabral, Pezão e Vicente Guedes. Essa armação contou com a valorosa cumplicidade dos “homens de ouro de Vicente Guedes” na Câmara, inclusive com a participação do PT. Os interesses dos partidos da base do governo Vicente e seus vereadores se sobrepuseram aos interesses do povo.

A imoralidade do contrato com a CEDAE não se resume a um valor elevado na cobrança da água. Não podemos aceitar que o contrato não seja aprovado na Câmara. Isso envolve transparência, moralidade e discussão com a sociedade. Os defensores da CEDAE optaram por um desfecho judicial para o caso (judicialização da política). O que é tarefa dos vereadores é repassado para o judiciário, muitas vezes para poupá-los dos desgastes por aprovarem medidas antipopulares.

Eleitos pelo povo, o que não ocorre com os juízes, infelizmente, os vereadores optam por não correr o risco de perder uma eleição. O juiz ao contrário, não corre riscos, pode dar a decisão que bem entender. Não sofrerá punição por isso, a não ser que sua decisão esteja vinculada a algum esquema, o que não mais nos assusta.

Previsões

Certo é que não devemos aceitar a terceirização ou privatização dos serviços públicos. Certo é que esses contratos geralmente vêm precedidos de grandes esquemas de interesses de políticos com suas questionáveis relações com empresas privadas, da qual a Locanty é um grande exemplo.

De novo estamos em ano eleitoral. Tudo indica que a política “balaio de gato” retornará com força no cenário político local. Dentro de um cenário ainda nebuloso, Álvaro Cabral espera apoio do PMDB e do PT, sendo certo que já conta com apoio do PDT. PMDB e PT também nutrem simpatia por Fernandinho Graça. No fundo, as alianças dependerão muito das relações de composição para o futuro governo do Estado, tendo Lindbergh Farias um papel importante nas futuras alianças. Rômulo Milagres parece estar isolado no PSDB. Felipe Camêlo até agora é uma incógnita. Ninguém sabe que rumo irá tomar.

No campo da esquerda, agora com a ausência do companheiro Afonso Maria Diniz, que via com simpatia uma aliança dessas forças em Valença, espera-se ser possível aglutinar PSOL, PCB e PSTU, numa aliança que seja capaz de defender bandeiras históricas dos trabalhadores.

É hora de construir uma nova política, com novos valores e princípios.

Chico Lima é advogado

22 comentários:

Anônimo disse...

PSOL, PCB E PSTU, essa aliança não muda só Valença mais também todo o Brasil.
Parabéns

Anônimo disse...

Ainda há pouco, um amigo e tb seguidor do blog me perguntou se algo tem a ver, essa reaparição de vcs com o ano eleitoral.
Pode parecer uma pergunta irônica, mas não é. Garanto.
Alguns dizem que o Samir sairá candidato a vereador, então nossa dúvida é se vcs vão apoiar algum prefeito, se sim, quem?
Meio indiscreto né/!
rs

Anônimo disse...

Bela análise

Anônimo disse...

Com os parceiros que o VQ levou no Juquinha, tenho ´certeza que o jornal vai decidir as eleições em Valença.
Nunca vi tanta gente boa reunida.

Anônimo disse...

O Vq deve apoiar esta forte aliança que vem surgindo entre o PCB, PSOL e PSTU.
Muda Valença!
PSOL é o povo no poder

Anônimo disse...

qualquer previsão de ação no ambito estado/municipio é precaria até o pó do cahoeira ser aspirado.

Anônimo disse...

Olá Chico Lima. Abri o VQ e dei de cara, logo de saída, com sua matéria. Quando vi no sumário seu nome, fui conferir de primeira. Achei tudo na medida certa. Quanto à referência feita ao Movimento Por Amor À Valença, também ai você não errou. Foi perfeito. Eis o texto:


"Terminado o governo Fábio, Vicente Guedes foi eleito com mais de vinte mil votos. Vindo de Rio das Flores, depois de dois mandatos, aventurou-se em Valença para garantir seu terceiro mandato consecutivo, através da articulação de empresários locais e do Movimento Por Amor à Valença, ligado à Igreja Católica."

Quero registrar, contudo, que até eleição de Vicente Guedes, entendia ser o MAV um Movimento criado com o sentido de fortalecer a cidadania do valenciano, auxiliando-o a fortalecer e reivindicar seus direitos, além de criar e fortalecer espaços de Controle Social nos moldes de outras instituições como a AMARRIBO, por exemplo. Entre nós havíamos acertado que ninguém assumiria cargo no governo, ou mesmo sairia candidato/a ao que quer que seja, como se deu no meu caso e no caso de outras pessoas que compunham o grupo. Muitos foram convidados a participar da administração, mas os convites foram recusados. Falando por mim: quando entendi exatamente o movimento por detrás do Movimento, sai de fininho à exemplo de tantos outros componentes mais espertos do que eu. Chorar leite derramado não adinta, mas confeso que, com a eleição de Vicente Guedes, Valença entrou na rota dos grande arranjos políticos. E isso não tem mais volta. Definitivamente fomos contaminados com o que de mais podre na canalha que o poder pode produzir. Infelizmente. Acreditei sim, na possibilidade de uma maior transparência, participação popular, pregão eletrônico, respeito ao plano diretor, à nossa memória coletiva, aos funcionários de carreira, à valorização do magistério, a uma saúde de qualidade etc. Nada disso. Não consigo olhar um setor que seja sem ver a possibilidade de arranjos escusos. Nada de nada. Do MAV trouxe comigo grandes lições. Infelizmente, a vergonha de ter contribuido para instalar e legitimar o que ai está, vai seguir comigo até o fim. Marilda Vivas.

Anônimo disse...

O Governo que ai está é doente, manipulado por um homem doente, um bipolar. Seu irmão padre deve ter dado Valença para o irmão como forma de resgatar algum pecado do passado. Vergonha. E a Igreja metida nessa sujeirada.

Anônimo disse...

Marilda,
O mais importante é que você rompeu com aquela política e não foi dela beneficiária. Isso todos sabemos, assim como sabemos de seu valor! Temos que pensar numa nova política para Valença, que seja capaz de inverter prioridades. Fazer com que as pessoas mais simples e humildes tenham de fato acesso àquilo que lhes garanta um mínimo de dignidade. E você tem um papel fundamental na construção dessa nova política, não somente por sua perticipação e dedicação nos vários temas de interesse social, mas, principalmente, porque sabemos que sua ação não está voltada para questões de cunho pessoal/eleitoral. Porém, penso que não tem que ficar se martirizando pelo seu erro. Todos nós erramos ou erraremos. Importante mesmo é que tenhamos a coragem de reconhecermos nossos erro e fazermos autocrítica. Desta forma, acertamos as contas com nosso passado e com nossos companheir@s. E você, transparente, fez isso publicamente. Você tem mesmo muito valor companheira!
Chico Lima

Anônimo disse...

mas será que o povo tá preparado pra governar tendo como base politica o psol
nao sei, acho q esse partido ainda ta engatinhando e ele me lembra marcelo freixo
nem precisamos lembrar q esse cara é um xiita que leva burras do estado, se faz de esquerdista, mas vai ver a vida do cara
alias, será q ele era mesmo professor?
se foi, deve ter sido por falta de capacidade de fazer outra faculdade, seguir outra carreira
o cara é playboy, sempre foi
sei lá, to meio descrente da politica em valença, até com medo
VICENTE, ÁLVARO, CLAUDINHO MUNIR, ???
E agora nem o Afonso Diniz temos mais
desabafo de um descrente...

Anônimo disse...

No Brasil o partido político só serve para legalizar a candidatura. Aqui, na terra brasilis se vota no nome. Lula, Sarney, Dilma, Fernando Collor, Marcelo Freixo, Luiz Antonio, FERNANDOinho Graça, Álvaro Cabral, etc...Acho que tem de sair um nome do VQ...Samir por exemplo. Quanto ao partido ou alianças, não se iludam, no geral o eleitor não sabe nem a sigla, que dirá o nome do mesmo.

Anônimo disse...

Olá Chico. Agradeço suas palavras. Quanto a outra postagem, quando se pergunta:"mas será que o povo tá preparado pra governar tendo como base politica o psol", confesso não ter entendido.

Anônimo disse...

Vicente Guiando a malta: Guedes o meu, Cachoeira?

Anônimo disse...

CHICO LEITE,VALENÇA EM QUESTÃO,PSTU,PCB,SAMIR,MEU DEUS JÁ IMAGINARAM ISSO??? SÓ MALUCOS.O QUE IRIA ACONTECER,HEIM?MAS É ISSO MSM,VMS INCENTIVA-LOS/RSRSRS

mary disse...

Samir tem tudo para ser um excelente nome.Só depende dele e da sua capacidade de se comprometer com o que faz e com as posições que defende. Por enquanto um longo caminho até lá.

Neinha disse...

Parabéns ao Chico Lima pelas duas matérias: a do VQ e a resposta, no blog, para Marilda. Não importa se é da esquerda,direita ou do centro. O que vale é que acertou muito em seus comentários.Valeu!!! Neinha.

Anônimo disse...

O de cima que fala aos berros: quem disse que eles precisam de incentivos. Eles são. Que mania besta de achar que pode tutelar as pessoas. Ninguém aqui tá falando disso não. Se oriente, rapaz.

Anônimo disse...

QUERIA PEDIR AJUDA PARA O VQ,POIS SOU GM. E FORAM DOADOS PARA A GMV E PARA A DEFESA CIVIL 18 CARROS. DENTRE ELES,13 GOLS E 5 BLAZERS,SÓ O Q ESTÃO FAZENDO É UMA COVARDIA ESTÃO QUERENDO DAR PARA A DEFESA CIVIL 1 CARRO(GOL) E 3 CARROS PARA A GM.O RESTO DOS CARROS ESTÃO DANDO: 5 PARA A SAUDE, 1 BLAZER PARA O JURIDICO, 2 PARA GABINETE, 2 PARA GOVERNO,2 PARA EDUCAÇÃO, 1 PARA A FAZENDA, 1 PARA O TRANSITO...ISSO É UM ABSURDO,POIS TEM UMA LEI DO GOVERNO ESTADUAL Q DIZ, Q OS CARROS DOADOS SÓ PODEM SER USADOS PARA A GM E PARA A DEFESA CIVIL, E SE FOREM USADOS EM SECRETARIAS NÃO AUTORIZADAS A PREFEITURA CORRE O RISCO DE PERDER OS CARROS DOADOS PELO GOVERNO. PEÇO A JUDA A VCS,PQ O JORNAL LOCAL FEZ UMA MATÉRIA COM OS GMS, TIROU FOTO E RECEBERAM ORDEM PARA NÃO DIVULGAR,POIR ISSO PEÇO AJUDA A VCS VQ,AGRADEÇO DESDE JÁ!!!!

Anônimo disse...

Chico Lima é um que teve enrolado com um desvio de cesta básica???

Anônimo disse...

Caramba. Vamos fazer assim o ai de cima é realmente GM - Guarda Municipal. Tem acesso a internet. Tem acesso a tudo, portanto. Continue berrando e a gente vai continuar acreditando. Blazer para GM? Como?? O da fumacinha é quem vai dirigir? Explico? Fumacinha eh o GM que anda de bike: arfa tanto e tanto, que coloca os últimos ares para fora.

Anônimo disse...

É! Também esteve enrolado quando foi preso junto com sem terras na Rodovia Lucio Meira pelo Dr. Cláudio, aquele Juiz amigo do Denis.

Anônimo disse...

GUARDA MUNICIPAL TEM QUE ANDAR A PÉ PELO CENTRO DA CIDADE.
QUER ANDAR DE CARRO ENTÃO VAI SER TAXISTA.
ESSA GUARDA DESPREPARADA NÃO DEVERIA NEM EXISTIR.
DINHEIRO JOGADO FORA.