sexta-feira, 15 de junho de 2012

VQ // nº 41 / Editorial


Em busca de coerência

No último dia de maio, um amigo do VQ foi assassinado de forma brutal. Grande foi a mobilização e gritos por justiça. Infelizmente nada disso trará Rodrigo Fagundes de volta. Quando o VQ surgiu, em 2005, havia um grito contido por mudança sendo colocado pra fora. A cidade não se apresentava para nós, que começamos a fazer o jornal, um lugar com muitas possibilidades. Faltava à época atividades culturais, de lazer, educativas. Como falta até hoje. A morte do Rodrigo levantou esse debate novamente, mas pelas piores razões possíveis.

Esse fato acontece justamente quando começávamos a ver novas perspectivas em Valença, especialmente no campo cultural – infelizmente não pautadas pelo poder público. Como há muito não se via, Valença tem demonstrado sua vertente artística, com muitos shows musicais e grande parte com artistas valencianos.

Pensar a cultura como forma de transformação é o que propõe Alexandre Fonseca. O professor já havia levantado questões sobre o tema há duas edições, e agora aponta sugestões para um programa radical-democrático para a cultura em nossa cidade. Em tópicos, ele enumera sugestões para a sociedade civil e para o poder público. É, no mínimo, um bom início de conversa.

Outro tema caro ao VQ é a educação, pilar importante para uma mudança de mentalidade. Sanger Nogueira, professor de História, dá continuidade ao debate também iniciado em nossa edição de número 39. Agora Sanger discute a política de “enturmação”, que define o número de alunos numa turma pelo tamanho da sala de aula, sem qualquer critério pedagógico. Ele expõe as raízes do problema, como isso afeta o ensino e o que é possível fazer para reverter essa situação.

A colaboradora Marianna Araujo faz uma crítica do filme “Raul - o início, o fim e o meio”, documentário de Walter Carvalho sobre a vida do músico e compositor baiano Raul Seixas. A expectativa agora é que ele seja exibido no Cine Glória e os valencianos possam concordar ou não com os argumentos da conterrânea de Raul. Mas como a autora diz, nunca é demais ouvir um ser genial cantar e falar.

Esta edição conta ainda com a colaboração de Vanessa Fonseca, coordenadora de programas do Promundo, organização social que luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra mulheres, crianças e jovens. Vanessa discorre sobre a Marcha das Vadias, movimento que surgiu em 2011 no Canadá e que luta pelos direitos das mulheres. O texto amplia o debate sobre o papel dos homens e das mulheres nas relações e discute os motivos que geram as desigualdades entre os sexos.

A poesia desta edição é do jovem Erick Ramos, mais um dos poetas do Sarau Solidões Coletivas que acompanha o lançamento das edições do vq, sempre no terceiro sábado do mês, no Espaço Open Bar. Hoje, 16/06, tem mais, e na sequência ainda tem show com a banda Celeiro das Rochas.

A tira é novamente do amigo André Dahmer, com seus Quadrinhos dos anos 10. Fechando nossa edição, a seção Navegando, que na última edição teve o site indicado com muitos links bloqueados, volta com uma nova dica de filmes para baixar pela internet, gratuitamente. Mais do que filmes, o blog indicado disponibiliza também discografias de diversos cantores. No entanto, é importante levar em conta as dicas sobre os cuidados ao baixar esses conteúdos. Vírus na internet é o que não falta. 


3 comentários:

Anônimo disse...

Que lixo ta pior que o Local.

Anônimo disse...

Tem propostas clara e exequíveis. Tem discussão de alto nivel. O de cima deve viver na merda absoluta.Tá ceguim ceguim.

Anônimo disse...

Pior. Ambas publicações têm objetivos claros e divergentes. Maya.