terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VQ // 48 // Cinema

Leia o livro antes de assistir o filme. Será?

POR Sanger Nogueira

O ano de 2012 demarcou a importância das adaptações de obras literárias para o cinema. Seja pela falta de originalidade dos roteiristas de Hollywood ou da persistente crise econômica afastando os investidores de um fracasso comercial, o mundo literário se tornou um celeiro para possíveis filmes. Das dez maiores bilheterias de 2012, cinco são filmes derivados de livros ou quadrinhos.

Do cruzamento de universos distintos surge a pergunta: “O filme derivado de um livro é um trabalho independente da obra literária?”.

A resposta mais comum que ouvimos é que não. O filme faz parte do universo literário. Um filme cuja história foi tirada da literatura tem a sua qualidade julgada em relação ao livro. Daí surge a antiga recomendação: “Leia o livro primeiro e veja o filme depois”.

A recomendação acima explica muito da frustração das pessoas com as adaptações para o cinema de obras literárias. Elas se transformam em “fiscais do livro” não aceitando nenhuma mudança na personalidade de um personagem ou a inclusão/exclusão de certos acontecimentos. Quando isso ocorre, o filme em questão se torna horrível.

Acho que o melhor caminho seria tratar o livro e o filme como coisas distintas. Um filme adaptado de um livro deveria ser julgado como bom ou ruim de acordo com os padrões estabelecidos dentro do cinema (direção, atores, efeitos sonoros etc.) e não da maior ou menor fidelidade ao livro que deu origem. No último mês do ano ocorreu uma polêmica envolvendo o filme “Hobbit”.

No geral, as críticas afirmam que o Hobbit é um bom filme de aventura, mas muito aquém da originalidade que foi a trilogia de 10 anos atrás. Uma sensação de que o filme não correspondeu com a expectativa em torno dele.

Um dos críticos do filme, Pablo Vilaça, começou a sofrer ataques nas redes sociais dos apaixonados pelo universo do Senhor dos Anéis. Vilaça os nomeou como “tolkinetes”. Segundo o Vilaça, os “tolkinetes” argumentam que os furos do filme do Peter Jackson são respondidos com a leitura do livro de Tolkien. Alguns são mais radicais: só é possível criticar o filme de Peter Jackson aqueles que leram o livro de J. R.R. Tolkien.

É interessante perceber como toda essa polêmica sobre a qualidade do filme passa pela comparação com a obra literária. Poderíamos ser menos estressados se mudarmos nossa forma de ver filmes adaptados dos livros.


Maiores bilheterias de 2012
Os Vingadores
Batman - O Cavaleiro das Trevas 
Operação Skyfall
A Era do Gelo 4
O Espetacular Homem-Aranha 
Madagascar 3: Os Procurados
Jogos Vorazes
Homens de Preto 3 
Valente
Ted



Este texto foi escrito a partir dos debates realizados no Facebook com o grupo “Cinéfilos de Valença”http://www.facebook.com/groups/500025046683663/

Nenhum comentário: